Login

Orientação é um esporte no qual os competidores navegam de forma independente através do terreno. Os competidores devem visitar uma série de pontos de controle marcados no terreno auxiliados somente por mapa e bússola.

Para praticar basta saber "ler" um  mapa de orientação, interpretar a simbologia específica (em poucas horas é possível aprender o básico), e saber usar a bússola.

A  Orientação pode ser praticada por qualquer pessoa, respeitada sua qualificação técnica e capacidade física, e pode ser praticada em qualquer lugar desde que exista um mapa desta área: floresta, montanha, cerrado,  zona urbana, qualquer local  é  adequado  para  a  sua  prática.  O importante é que o  terreno  seja  agradável,  com pormenores de relevo  e  de vegetação, e possuir características que o tornem acessível a todos os grupos, desde o que se inicia na modalidade, até aquele que a pratica ao mais alto nível.

A Orientação Clássica é a realizada em meio à natureza, nas florestas, montanhas, são geralmente acima de distâncias médias (a distância também é proporcional à idade, dificuldade). A Orientação Sprint, é a prova mais curta e rápida, pode também se desenvolver em meio à natureza, mas geralmente se desenvolve no meio urbano.

Para a IOF existem 4 modalidades oficias de orientação: Orientação Pedestre, Orientação em Montain-Bike, Orientação de Precisão(Trail-O) e Orientação em Esqui.

O praticante do esporte orientação é chamado de orientista.

Competições

Informe-se das competições que irão acontecer e veja como se inscrever.

Leia mais

Topo