Login

COMO PARTICIPAR


Para participar em uma prova de Orientação, qualquer pessoa pode se inscrever no percurso oferecido, para isso deve fazer a inscrição na forma instruída, escolher sua categoria: gênero, idade e dificuldade (se nunca participou começará sempre do N - iniciante). Não é necessário ser filiado/associado a nenhuma entidade de orientação, mas para premiação, geralmente, só concorre ao prêmio os associados/filiados que atendam a todos os requisitos.
É aconselhável que realize cursos, no mínimo de Iniciação básica à Orientação.

 

AONDE ACONTECE A ORIENTAÇÃO


CLÁSSICA – florestas, montanhas, matas, cerrado, em meio à natureza.
SPRINT – também pode ser realizada em meio à natureza, mas geralmente é realizada no meio urbano, parques, ruas, etc.
A Orientação pode ser praticada em qualquer lugar desde que exista um mapa de Orientação dessa área, qualquer local é adequado para a sua prática. O importante é que o terreno seja agradável e com pormenores de relevo e de vegetação, e possuir características que o tornem acessível a todos os grupos, desde o que se inicia na modalidade àquele que a pratica ao mais alto nível.
As provas de Sprint caracterizam-se por ser provas rápidas, de “alta cognição”, e desenvolvem-se em ambientes de menor extensão, também podem ser em meio a natureza, mas geralmente são em área urbanas.
O Sprint, embora reduza o contato com a natureza, foi criado pela IOF (Federação Internacional de Orientação) em 2007, na convenção de Leibnitz, tendo como principais objetivos a divulgação do esporte com melhor visibilidade junto ao público e à mídia, além de tornar a orientação cada vez mais atrativa e acessível.

 

QUEM PODE PARTICIPAR


A Orientação é um esporte totalmente inclusivo, nas provas podem participar todo e qualquer indivíduo, com ou sem vínculo com a orientação e suas entidades, de todas as idades, de ambos os sexos, inclusive pessoas com capacidade limitada de movimentação física (Orientação de Precisão – Trail Orienteering).
A Orientação é praticada na mesma área e ao mesmo tempo por todos os competidores, independentemente de idade, nível técnico, condicionamento físico ou do gênero do praticante, desde que este tenha condição de saúde para praticar atividade física, e tenha noções básicas do uso do mapa de orientação e da bússola.

O objetivo do participante pode ser competitivo ou recreativo, mas sempre será completar seu percurso conforme as regras.
Para permitir a acessibilidade de todos à orientação, existem sempre percursos adaptados à idade, ao gênero, ao nível técnico, e à dificuldade do terreno.

ROTINA DO COMPETIDOR

No dia da competição, o atleta deve comparecer sempre no horário previsto para a abertura do evento, pois é na abertura que os recados importantes são dados, como por exemplo, mudanças na localização de pontos, alteração na ordem de partida, alguns avisos sobre áreas de risco e outros.
A partida é feita da seguinte maneira: cada atleta apresenta-se ao local da partida no seu horário previsto, que é alternado de acordo com o número de inscritos e categorias previstas.
O atleta na hora da partida, será informado para apanhar a “sinalética” e conferir para ver se está de acordo com sua categoria.
A “sinalética” é um cartão que demonstra a localização dos pontos, se este estará próximo de alguma árvore, em alguma trilha, e outros detalhes, com a numeração do ponto, essa numeração é diferente daquela marcada no percurso do mapa, por exemplo, o ponto 1 no mapa é o número 53 na descrição, o ponto 2 é o número 60 e por aí vai.
Depois vai pegar e o mapa da sua categoria, conferir, pois pode acontecer dos mapas estarem trocados, e esperar a liberação. Após a largada, haverá uma rota balizada, indicando o caminho da partida até o ponto ZERO, ponto esse que não tem número.
É importante que o orientista ache o NORTE antes da largada, para se oriente facilmente ao pegar o mapa. Logo após o ponto ZERO, o atleta deverá seguir rumo ao primeiro ponto de controle; ao alcançar o ponto 1 o atleta deve marcar no seu cartão de controle com o picotador no local certo para o ponto 1 e depois partir para o ponto 2, e assim por diante. O atleta que marcar todos os pontos no menor tempo dentro da sua categoria será declarado vencedor. Vencedor também será aquele que atingir o objetivo que traçou para si mesmo, que pode ser simplesmente completar o percurso sem ser desclassificado, o que na orientação já é uma grande conquista.

Competições

Informe-se das competições que irão acontecer e veja como se inscrever.

Leia mais

Topo